Superdigital tem a conta digital menos burocrática do mercado, aponta pesquisa da idwall

Pesquisa realizada pela startup idwall em parceria com a Cantarino Brasileiro com os usuários de bancos digitais no Brasil indicou que a Superdigital é a plataforma menos burocrática no cadastro e abertura de uma conta. Para 75% dos entrevistados, a fintech do grupo Santander é “não burocrática”. O levantamento foi feito com cerca de 200 usuários, entre os dias 13 de abril e 28 de maio de 2019.

Para a formação do ranking, que considerou as 10 principais contas digitais em operação no Brasil. Além da Superdigital, foram avaliadas: Agibank, Banco Inter, Banco Original, BMG, Digio, Next, Neon, Nubank, Superdigital e Woop. Cada usuário baixava três aplicativos pré-selecionados e realizava os processos de cadastro. Para retirar vieses, os aplicativos passaram por um rodízio para ter chances iguais de se posicionar como primeiro, segundo ou terceiro. As perguntas buscavam entender a experiência do usuário, percepção de segurança, percepção burocrática, percepção de velocidade e outros pontos sobre o cadastro.

O levantamento também apontou que 54% dos usuários esperam que seu cadastro seja aprovado em até 4 horas. Já 89% estariam dispostos a esperar até 1 dia. Durante o processo, 70% dos participantes disseram se sentir seguros quanto ao cadastro digital.

Os dados também mostraram que as pessoas de 30 a 49 anos foram as que mais se incomodaram com as ferramentas, seguidas das pessoas com mais de 50 anos. Os usuários da classe C foram os que acharam o processo mais burocrático.

A pesquisa apontou também que existe uma correlação direta entre a percepção de burocracia e o número de documentos solicitados. Instituições que solicitaram mais de um documento foram as com avaliações mais críticas. Ao mesmo tempo, as instituições com processos mais complexos (mais de uma fase) e com mais perguntas também tiveram mais resultados negativos.

No tempo médio para o cadastro, a Superdigital também se destacou, ficando em segundo lugar, com a média de 9,7 minutos. A pesquisa mostrou que, em um ambiente de cadastro simulado, 22,4% das pessoas desistiram do processo de cadastro no meio da pesquisa.

 

FONTE: ECOMMERCENEWS